Encontros 2015.1

27 de março: ROCHA, Everardo. Os bens como cultura: Mary Douglas e a antropologia do consumo. In: DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004, p. 7-18.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004 (capítulo 3, “Os usos dos bens”, p. 101 – 118.

Texto complementar: TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 98 – 109.

10 de abril: SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (capítulo “La pensée bourgeoise – a sociedade ocidental enquanto cultura”, p. 166 a 203, e “Conclusão – a utilidade e a ordem social”, p. 204 a 218)

24 de abril: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 4″ Mídia: cultura imaterial e antropológica aplicada”, p. 164 a 199).

08 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).

22 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).

12 de junho: SLATER, Don. Cultura de Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (capítulo 5, “Os usos das coisas”, p. 147-169).

BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.